post-title Médico cirurgião alerta sobre a importância do diagnóstico de hérnias – é preciso ficar atento diante de qualquer alteração no corpo

Médico cirurgião alerta sobre a importância do diagnóstico de hérnias – é preciso ficar atento diante de qualquer alteração no corpo

Médico cirurgião alerta sobre a importância do diagnóstico de hérnias – é preciso ficar atento diante de qualquer alteração no corpo
Dr. João Couto Responde

A especialização é um caminho que o médico pode trilhar, e com isto oferecer segurança aos seus pacientes. Com foco nesta filosofia, o Dr. João Couto Neto, que tem quase duas décadas de experiência em cirurgia geral, tem buscado ao longo deste tempo estudar e pesquisar, o que fez com que se tornasse um respeitado especialista em cirurgias, mais especialmente em reparos de hérnias.

Dentro desta linha, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, o Dr. João Couto estará em Salvador-Bahia, participando do VI Congresso Brasileiro de Hérnia, um evento que congrega os maiores especialistas do país, para analisar casos, conhecer novas técnicas e tecnologias e ainda assistir a relatos de profissionais de diversos pontos do mundo, que vêm ao Brasil para compartilhar novos conhecimentos e descobertas e saber o que fazemos aqui.

CENTRO DE EXPERTISE NO TRATAMENTO DE HÉRNIAS

Reconhecido como referência em várias áreas da cirurgia geral no Vale do Sinos e Grande Porto Alegre, o Dr. João Couto Neto coordena um centro de expertise em tratamento de hérnias, uma de suas especialidades. Ele explica que “somos um centro de estudos de procedimentos e tecnologias para tratamentos de hérnias abdominais. Temos conhecimento e experiência que nos credenciam a afirmar com segurança que temos as melhores técnicas para estes procedimentos, do sul do país”.

O propósito do cirurgião “é oferecer habilidade, conhecimento e competência no diagnóstico e tratamentos de hérnias. Para isto contamos também sempre com as mais avançadas tecnologias que nos ajudam na eficácia”.

         O tratamento de hérnias ainda é um assunto que suscita muitas dúvidas.  O médico chama a atenção para o fato de que “hérnia não é apenas uma saliência com a qual você pode conviver. Se detectar uma hérnia ou observar qualquer irregularidade em seu corpo, não hesite em procurar ajuda médica. Marque uma consulta e faça um diagnóstico para que, com o tratamento adequado, você possa resolver o problema antes que ele possa evoluir e tornar-se algo muito mais sério”.

         O cirurgião afirma que “hérnias não desaparecem naturalmente. A única forma de curar é fazendo uma cirurgia de reparação”. E informa que “a boa notícia é que hoje estes procedimentos são feitos com o uso de técnicas minimamente invasivas, que tornam a recuperação e a volta à vida normal muito mais rápida. Então, se sentir algo diferente em seu corpo, busque ajuda médica, para ter certeza de um diagnóstico e como tratar a questão”.

         Mesmo quando não provocam dores, as hérnias devem ser tratadas e observadas por um médico especializado, que, junto com o paciente, vai decidir o melhor momento de fazer uma cirurgia de reparação. Uma hérnia sem dores é uma cirurgia eletiva, que pode ser agendada de acordo com a disponibilidade de agenda do paciente e do médico. “Mas, lembre-se: hérnias sempre devem ser retiradas”.

         Uma das perguntas mais recorrentes no consultório, segundo o Dr. Couto, é se cirurgias de hérnias sempre exigem internação hospitalar. Ele explica que “temos à disposição diferentes técnicas de reparo de hérnias. A decisão sobre qual a ser usada vai ser definida pela situação de cada caso. Pelo tamanho, localização e complexidade da hérnia é que será definida a técnica. Para hérnias menores, o procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação. Para os casos em que as hérnias são maiores e mais complexas, é possível que seja necessário anestesia geral e internação hospitalar. Mas o mais comum é um procedimento rápido, minimamente invasivo e com alta no mesmo dia.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?