post-title Os benefícios das tecnologias para realização de cirurgias com melhores resultados

Os benefícios das tecnologias para realização de cirurgias com melhores resultados

Os benefícios das tecnologias para realização de cirurgias com melhores resultados
Saúde

A área de Medicina é com certeza um dos segmentos que mais se beneficia do avanço das tecnologias que trazem novos recursos e técnicas como instrumentos, digitalização de imagens e robotização, entre outras. Tudo isso para tornar menores e com menos riscos as cirurgias que no passado eram extremamente invasivas.

Os avanços trazem muitas vantagens para todos: tanto aos pacientes, como aos médicos e, ainda maiores, ao sistema de saúde.

Para os pacientes, o uso de tecnologias como acesso por videolaparoscopia traz benefícios imediatos, tais como, a diminuição de tempo na realização dos procedimentos. As cirurgias menos invasivas permitem que a sua volta para casa ocorra em menor espaço de tempo e, consequentemente, acontece o rápido retorno a sua vida normal e produtiva, sem grandes prejuízos.

Para os médicos, o uso de tecnologias traz tranquilidade e segurança em todos os sentidos.

Para o sistema de saúde, a grande vantagem é a rápida liberação de leitos, oportunizando o acesso a tratamentos e cirurgias a mais gente e em menos tempo, acarretando ainda em diminuição de custos.

Tecnologia aliada à experiência do médico

Quando precisamos fazer um procedimento cirúrgico delicado, nossa primeira preocupação é em buscar um médico que tenha reputação e que seja reconhecido pelo seu trabalho. A experiência do médico, seu tempo de atuação, com certeza é importante quando nos colocamos no papel de pacientes.  É normal buscarmos em nossas relações sociais indicações de pessoas que já tenham necessitado de médicos.

Se pudermos optar por um médico que seja reconhecido pelo uso de tecnologias que resultem em cirurgias minimamente invasivas, com certeza vamos fazer a melhor escolha.

A experiência do médico sempre é um requisito importante. Assim, é possível contar com o conhecimento de um cirurgião especialista e com a tecnologia de última geração da robótica para um procedimento seguro, preciso, rápido e, além disso, com menos dor e trauma.

A evolução da robótica na Medicina

As cirurgias guiadas pela tecnologia de câmeras, como a laparoscopia, estão bem difundidas no Brasil e são realizadas por médicos há um bom tempo. Felizmente, na nossa região podemos contar com muitos recursos em termos de tecnologias.

Hoje, o uso de robótica é cada vez mais comum em cirurgias para resolver problemas de saúde do aparelho digestivo, como a cirurgia de hérnia inguinal e a retirada de tumores do aparelho digestivo.

No Brasil, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020, houve um crescimento de mais de 90% no número de equipamentos de robótica cirúrgica instalados em unidades de saúde. Os seus usos na área da saúde têm crescido vertiginosamente devido às vantagens de suas aplicações.

Vantagens para os pacientes no uso de tecnologias em cirurgias:

– Cirurgias menos invasivas;

– Redução de dor e traumas;

– Recuperação mais rápida;

– Redução do risco de sequelas;

– Significativa redução do tempo de recuperação;

– Liberação de leitos no sistema de saúde;

O que a robótica trouxe para a Medicina

Os robôs e as técnicas digitais de realização de incisões cirurgias não representam a substituição da mão do médico. A robótica veio para ser uma extensão do cirurgião e vai obedecer a seus comandos. Ela proporciona a vantagem de movimentos escalonados, o que dá precisão a cada movimento, permite acesso a áreas mais delicadas do corpo humano e executa movimentos milimétricos com a mínima chance de erros.

O uso de robótica amplia a potencialidade do cirurgião e tem outras possibilidades, como a habilidade exclusiva do robô de “girar o punho” em sete diferentes eixos e em 360 graus. Este preciosismo acaba deixando a cirurgia mais precisa e segura, possibilita máxima delicadeza e proporciona acesso às regiões que não se conseguiria facilmente com o uso exclusivo das mãos e outros instrumentos.

Além disto, as câmeras utilizadas pelos robôs aumentam exponencialmente a capacidade de visualização das estruturas anatômicas, através de microcâmeras e visão ampliada em 3D, tornando o procedimento mais preciso e menos demorado.

Robótica exige cursos de especialização de médicos

O uso da robótica em cirurgias exige capacitação dos médicos cirurgiões. O Dr. João Couto Neto tem vários cursos, entre eles a do Hospital Santa Isabel na cidade de Blumenau, que oferece Treinamento em Cirurgia Robótica para médicos que queiram se aperfeiçoar e se credenciar para a realização dos procedimentos robóticos. A certificação vem do fabricante do robô utilizado no curso e com prova prática.

Em 2018 participou do Hérnia 360 Experience em Orlando na Flórida EUA. O evento aconteceu no Hospital Nicholson Center. Foram 30 cirurgiões brasileiros especialmente convidados para um treinamento em reconstrução e correção dos defeitos da parede abdominal por cirurgia robótica.

HÉRNIA 360 BRASIL

Em agosto de 2019 na cidade de São Paulo, esteve no lançamento nacional da tela Phasix ST. Foi o único cirurgião do Rio Grande do Sul convidado a participar na apresentação da Bard Advancing the World of Health.

Esta tela Phasix ST é um enxerto biológico com uma estrutura única de monofilamento totalmente reabsorvível pelo organismo. Sua tecnologia ímpar, possibilita uma rápida incorporação ao tecido, inigualável resistência, plena reparação e ampla capacidade de remodelação das áreas afetadas.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *