post-title Refluxo Gastresofágico

Refluxo Gastresofágico

Casos, Comunicação, Refluxo

O refluxo gastresofágico tem como sintoma típico a azia que também se denomina de pirose. É um sintoma comum e com frequência incomoda muito, obrigando os pacientes a procurar um médico para a resolução do problema.

A azia e o sintoma mais comum porem outros podem ocorrer como regurgitação, dor à deglutição e dores no tórax, salivação excessiva e náuseas; outros menos frequentes como pigarro, tosse crônica e até mesmo simular asma.

O contato persistente do suco gástrico ácido com a mucosa do esôfago provoca inflamação desse órgão, ou seja, esofagite. Esofagite persistente pode levar à formação de úlcera no esôfago, alterações celulares e até mesmo câncer de esôfago.

A hérnia de hiato caracteriza-se por um enfraquecimento do diafragma e alargamento do orifício nele contido, pelo qual uma parte do estômago desliza em direção ao esôfago. A hérnia e uma das causas do refluxo.

O diagnóstico e realizado através dos sintomas e de exames diagnósticos. O mais realizado e a endoscopia. Algum caso pode-se lançar mão de exame mais elaborados como a PHmetria e manométrica esofágica

O médico deverá ser procurado toda vez que os sintomas persistirem.
O tratamento passa por mudanças no estilo de vida, medicamentos e em alguns casos a cirurgia.

1) Mudança de hábitos

Evite fumar: O cigarro invariavelmente diminui a proteção das mucosas do estômago.
Evite deitar-se ou fazer esforço com seu estômago cheio.
Perca peso se estiver acima de seu peso ideal.
Evite roupas apertadas: Estar acima do peso ideal e usar roupas apertadas podem comprimir seu estômago, facilitando o refluxo.
Evite alimentos que prejudicam a digestão e facilitam o refluxo: Frituras, alimentos gordurosos, chocolates, condimentos fortes, excesso de alho, cebola e café.
Evite encher demais o seu estômago: A digestão torna-se mais fácil e demorada, o que facilita a ocorrência de refluxo.
Levante a cabeceira da cama: Principalmente se você costuma ter azia durante a noite. Utilize um calço de 10 cm a 15 cm. Não adianta tentar recorrer a travesseiros, pois é a cama que deve permanecer elevada.

A cirurgia videolaparoscópica e uma alternativa para alguns pacientes, sendo, de fácil execução e ótimos resultados.
A operação consiste em fechamento do defeito no músculo diafragma (hiato) e a confecção de um novo mecanismo antirefluxo com o estômago. A cirurgia é rápida (menos de 1 hora) e o paciente fica internado apenas 24 horas retornando ao trabalho entre 5 a 7 dias depois.

Procure sempre seu médico, ele saberá individualizar seu caso e orientar a melhor forma de tratamento.