post-title Preciso fazer uma cirurgia, quanto tempo tenho que esperar depois de fazer a vacina?

Cirurgias, Dr. João Couto Responde

Ainda não há qualquer orientação específica sobre a vacina contra a Covid-19. Então, estamos adotando a mesma prática para outras vacinas, inclusive contra outros vírus do tipo Influenza. O protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que qualquer vacina deva ser tomada pelo menos 30 dias antes de qualquer intervenção cirúrgica.

Este prazo está definido pela Organização Mundial da Saúde como o tempo em que o sistema imunológico da pessoa vacinada se adaptará ao novo antígeno e trabalhará para criar defesas contra organismos infecciosos e outros invasores. No período imediatamente após a aplicação da vacina, a imunidade do organismo estará deficiente, o que provoca insuficiência na eficácia da vacina, se houver uma intervenção cirúrgica que vai exigir muito do organismo.

Após qualquer tipo de cirurgia, o corpo humano inicia o processo de cicatrização e de eliminação de líquidos, o que exige muito da circulação sanguínea, demandando desta forma maior gasto de energia. Por isto, é importante que o organismo não seja sobrecarregado com o atendimento a qualquer demanda de outra influência, como o caso das vacinas.