post-title Vacinação contra febre amarela é ampliada no RS

Vacinação contra febre amarela é ampliada no RS

Vacinação contra febre amarela é ampliada no RS
Saber , , , , ,

Após o surto de febre amarela na região Sudeste do país, a Secretaria Estadual da Saúde ampliou a vacinação para 34 municípios gaúchos, localizados no litoral, que anteriormente não faziam parte da área de imunização e controle da doença.

Atualmente, a cobertura vacinal do estado atinge cerca de 70% da população.

A orientação é de que, as pessoas que estão planejando viagens para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo devem ser imunizadas.

A vacina contra a febre amarela integra o Calendário Nacional de Vacinação e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Sobre febre amarela

A febre amarela é uma doença febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos). Os primeiros sintomas são inespecíficos, como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia (dor nas costas), mialgias (dores musculares) generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas – no máximo, um ou dois dias – reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café.

Os casos de febre amarela no Brasil são classificados como silvestre ou urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo. A diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

Na urbana, o vírus é transmitido ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Desde 1942 não é registrado nenhum caso no Brasil.

Na silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado.

Fonte: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.