post-title Fiquei atento aos sinais de Insuficiência Cardíaca

Fiquei atento aos sinais de Insuficiência Cardíaca

Saber

Você sabia que atividades simples como usar travesseiro demais, cansar com qualquer esforço e sofrer com sapatos apertados podem ser sintomas de insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca é uma condição em que o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades. Ela pode ocorrer em qualquer momento da vida, em qualquer idade e atinge 2% da população até 70 anos.

São cinco os sinais que você deve prestar atenção: sapatos que não cabem mais (inchaços nos tornozelos e pés); utilizar mais travesseiros para dormir (para compensar a dificuldade de respirar deitado causada pelo acúmulo de fluído nos pulmões); frios constantes nas mãos e pés (o corpo do paciente com insuficiência cardíaca acaba direcionando o sangue quente para o cérebro e outros órgãos vitais); tosse incontrolável e falta de ar e cansaço para atividades físicas.

Entre as causas da insuficiência estão: qualquer dano ao músculo do cardíaco, infarto do miocárdio, doenças inflamatórias do coração, Doença de Chagas, hipertensão crônica, doenças das válvulas cardíacas e doenças congênitas. O tratamento vai depender do grau da insuficiência.

Fique atento aos sintomas, cuide de sua saúde e consulte seu médico.

Fonte: Programa Bem Estar – Rede Globo