post-title História da Laparoscopia no Brasil e Mundo

História da Laparoscopia no Brasil e Mundo

História da Laparoscopia no Brasil e Mundo
Informativo, Saber , , , , , , , ,
A cirurgia laparoscópica consiste em uma técnica cirúrgica por vídeo, bem menos invasiva e que proporciona ao paciente uma recuperação mais rápida, e um trauma interno menor. Philipp Bozzini, médico alemão, é considerado o pai da laparoscopia, pois foi o primeiro médico a visualizar um órgão interno.
Mas de acordo com algumas bibliografias, o cirurgião alemão Georg Kelling, é indicado como primeiro a realizar em meados de 1900, de fato, um procedimento bastante semelhante à laparoscopia que existe hoje. Kelling visualizou as vísceras de um cão vivo.
Em 1987, na França, o cirurgião Phillipe Mouret realizou e descreveu a primeira colecistectomia laparoscópica, que consiste na retirada da vesícula biliar, através de pequenas incisões na pele do paciente. A partir daí, as técnicas de laparoscopia começaram a avançar paralelamente ao desenvolvimento da lentes ópticas, da lâmpada e da medicina. Com o passar dos anos, novos equipamentos surgiram, ampliando o número, e os tipos de cirurgias laparoscópicas.
No Brasil, o pioneiro foi o médico ginecologista Dr. Claudio Basbaum, que em 1967 trouxe os primeiros aparelhos de laparoscopia para o país. Hoje, mesmo com o alto custo dos equipamentos, algumas técnicas de laparoscopia já estão disponíveis para a população no Sistema Único de Saúde, uma realidade que contribui, e muito, para a qualidade de vida do paciente e padrão de técnica do cirurgião brasileiro.
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.