post-title Azia, pirose e refluxo: você sabe que pode tirar isso da sua vida?

Azia, pirose e refluxo: você sabe que pode tirar isso da sua vida?

Refluxo, Saber, Saúde , , ,

A doença do refluxo gastroesofágico  – DRGE – ocorre quando o conteúdo do estômago ou duodeno reflui ou regurgita para o esôfago. O teor de acidez do conteúdo refluído provoca inflamação e danos no revestimento interno do esôfago.

A hérnia de hiato pode causar a doença de refluxo, pois permite que parte do estômago e o esfíncter do esôfago subam para o tórax ajudando a subir o conteúdo do estômago para o esôfago. Os distúrbios da deglutição e o lento esvaziamento do estômago também podem aumentar a chance de desenvolver o refluxo. Outros fatores de risco para o seu desenvolvimento incluem a gravidez, obesidade e tabagismo. Os sintomas podem ser desencadeados por alimentos condimentados, cafeína ou álcool.

azia-refluxo-gastroesofagico3

Sintomas  – O principal sintoma é a azia, que ocorre quando o ácido do estômago reflui para o esôfago. Ela pode ser sentida desde o abdômen até a garganta e pode até mesmo se estender para as costas. Regurgitação, náuseas e dificuldade para engolir são sintomas comuns, enquanto que casos graves, pode causar úlceras, asma e estreitamento do esôfago.

Diagnostico – O Refluxo é geralmente diagnosticado por exames, como endoscopia, pHmetria, manometria esofágica, impedanciometria esofágica, seriogria

azia-refluxo-gastroesofagico-1

Tratamento – A mudança nos hábitos de vida é um dos mais simples métodos de tratamento. Algumas destas mudanças incluem:
– Comer pequenas refeições e evitar alimentos conhecidos que promovem o refluxo, como pimenta, chocolate e álcool.
– Evitar deitar-se até 3 horas após uma refeição.
– Parar de fumar!
Os medicamentos também são úteis na redução da produção de ácido ou para ajudar o esvaziamento gástrico.

A cirurgia pode ser recomendada para pacientes com insucesso no tratamento clínico da DRGE e envolve um procedimento chamado fundoplicatura, comumente conhecida como cirurgia de refluxo. Este procedimento pode ser realizado por via laparoscópica e possui uma boa taxa de sucesso no reparo de complicações de uma hérnia de hiato.