post-title Hoje é dia do Instrumentador Cirúrgico

Hoje é dia do Instrumentador Cirúrgico

Hoje é dia do Instrumentador Cirúrgico
Informativo, Saber , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Agradecemos aos bons profissionais e os cumprimentamos neste dia.
Nosso trabalho não seria possível sem esses profissionais, que fazem tudo acontecer.

clinica-odontoquality-1

Eles fazem a verificação de materiais e equipamentos necessários utilizados antes, durante e após a cirurgia, controlando e fornecendo o material ao Médico-cirurgião e seus auxiliares no ato da operação.

Sua função é de extrema importância para o bom desempenho do ato cirúrgico. É da responsabilidade do instrumentador ou da instrumentadora o perfeito funcionamento de instrumental e equipamentos usados pelo cirurgião.
O bom profissional se prepara antes da cirurgia começar, prevê o material a ser usado e já conhecendo a equipe cirúrgica pode inclusive preparar o paciente de acordo com a preferência da mesma.Durante o ato cirúrgico, compete ao instrumentador monitorar o material usado e fazer a solicitação de reposição de material de consumo. Também é importante que o Instrumentador esteja atento aos movimentos da equipe cirúrgica, tendo sob seu controle a quantidade exata de compressas, gazes, agulhas e demais objetos que não podem ser perdidas ou esquecidas. O profissional deve estar atento à manutenção da assepsia de toda a equipe cirúrgica. É extremamente importante que o ele possua noção espacial para que não contamine sua mesa quando de movimentos repentinos ou inesperados de qualquer membro da equipe cirúrgica. Para que o bom profissional possa ser ainda mais eficiente é necessário que ele conheça não apenas o nome e apelido de todo o instrumental, mas que conheça os gestos e principalmente tenha capacidade de observar a sequência do ato cirúrgico, a fim de poder passar o instrumental antes mesmo do cirurgião o pedir. Também compete ao bom profissional evitar desperdício de material, contudo não tornar esta necessidade uma obrigatoriedade, de tal modo que a economia de material não prejudique a qualidade e eficiência do ato cirúrgico. (Fonte: “Manual técnico de biossegurança e controle de infecção cruzada”)

1

Comentários

  1. kate

    Tenho orgulho de ser Instrumentadora cirúrgica ,e ficou feliz por ter profissionais médicos que nos elogia,sabendo realmente da nossa necessidade, e competência. Agradeço de coração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.