• +(51) 3035-1716 / (51) 3035-1718 / (51) 99115-8784

Primavera chegou – cuide de sua saúde

Primavera chegou – cuide de sua saúde

A última sexta-feira (22) marcou o início da primavera. Mas enquanto alguns comemoram as novas cores da paisagem, outros sentem no corpo as alterações da natureza.

— O pólen das flores disperso no ar aumenta as chances de crises alérgicas, que podem ser leves ou mais graves. Por isso é melhor evitar plantas com flores dentro de casa — diz Alberto Chebabo, infectologista do Lâmina Medicina Diagnóstica.

O aumento de substâncias irritantes no ar também provoca outro problema: a conjuntivite — inflamação na membrana que reveste o globo ocular. Entre as crianças, a varicela (catapora) é a campeã de casos nos meses de setembro a novembro.

— A criança fica doente na escola e acaba levando para casa o vírus. Como muitos adultos não tiveram a catapora na infância, acabam ficando doentes. Nesse caso, a doença fica mais grave: abaixa a imunidade e aumenta os riscos de agravamentos — alerta o especialista.

Já existe vacina contra a catapora, mas a dose só será oferecida nos postos de saúde a partir de janeiro do ano que vem. Para os adultos, a vacina continuará disponível apenas na rede privada.

Pouco conhecida, a escarlatina também tem seu ápice durante a estação das flores. A doença, causada por uma bactéria (a mesma das infecções de garganta) provoca o aumento das papilas gustativas da língua (aspecto de framboesa), manchas vermelhas pelo corpo e febre.

SAIBA PREVENIR

Cuide do ambiente

Evite tapetes, forre a cama, os sofás e as cadeiras, limpe os móveis com pano úmido. Esse controle diminui o risco de alergias respiratórias.

Redobre a higiene

Lave as mãos várias vezes ao dia e evite compartilhar utensílios. Assim, você curte as flores sem ficar de cama com uma doença infecciosa.

Fique em casa

Está com febre? Manchas vermelhas na pele? Fique em casa. O convívio na escola ou no trabalho aumenta a disseminação do vírus ou bactéria causadores.

Fonte: Jornal Extra

Equipe Comunicação
Equipe Comunicação

Dr. João Couto Neto - Especialista em Cirurgia Geral, Aparelho Digestivo e Videocirurgia com treinamento em minilaparoscopia IRCAD, membro Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Hérnia.

One thought on “Primavera chegou – cuide de sua saúde

Noris M. RosaPosted on  11:35 am - set 29, 2017

Muito bom o texto. Tenho problemas sérios como renite e tosse crônica alérgica. Obrigada pela orientação.

Deixe um comentário

*