• +(51) 3035-1716 / (51) 3035-1718 / (51) 99115-8784

O que é uma Hérnia?

O que é uma Hérnia?

Hérnia  é definida como uma protusão de um órgão ou parte dele através de um orifício natural ou adquirido por algum motivo.
Temos realizado inúmeras cirurgias de hérnias com bastante sucesso. A maioria delas com mini incisões
e sempre com novas tecnologias, buscando trazer aos nossos pacientes maior conforto e mais rápida recuperação.
VentralHernia2

Existem diversas possibilidades de hérnias. Os três principais tipos, em ordem decrescente de ocorrência são:

  • Hérnia inguinal: ocorre na virilha. Em indivíduos do sexo masculino, podem estender-se até os testículos levando à hérnia inguinoescrotal.
  • Hérnia umbilical ou paraumbilical: surge ao redor do umbigo e normalmente são causadas pela passagem de alguma alça intestinal através da musculatura. Ocorre mais comumente em bebês e costumam desaparecer espontaneamente.
  • Hérnia epigástrica: surge na linha média do abdome, como consequência do afastamento dos músculos reto abdominais.

Outros tipos de hérnia compreendem: hérnia femoral, hérnia incisional, hérnia de hiato esofágico, hérnia muscular, hérnia diafragmática, hérnia de Petit, hérnia de disco, hérnia cerebral, entre outras.

Para exemplificar a formação de uma hérnia, pode-se usar o exemplo de hérnias que ocorrem com órgãos da cavidade abdominal. Esta condição normalmente surge quando o indivíduo realiza um movimento que necessite de muita força, tossir ou realizar qualquer tarefa que eleve a pressão na cavidade abdominal.

Basicamente, a cavidade abdominal é o local onde se encontram os intestinos, estômago, fígado, baço, entre outros. Todos permanecem nos seus respectivos lugares por meio das aponeuroses, músculos e pele, com algumas regiões protegidas por ossos. Contudo, quando, por alguma razão, esta parede fica debilitada pode haver a formação de um orifício na parede muscular e aponeurótica da parece, sendo que os componentes existentes na cavidade abdominal tendem a deslizar para o orifício, resultando em uma protusão.

Outro ponto importante é o tamanho do orifício, sendo que se ele for grande, provavelmente irá causar apenas certo desconforto ao paciente, enquanto que um orifício diminuto poderá causar um estrangulamento do órgão herniado. Essa situação é considerada uma emergência médica, pois, nesse caso, o paciente corre risco de morte, necessitando ser operado rapidamente, uma vez que o órgão em questão fica sem receber suprimento sanguíneo, o que pode evoluir para isquemia e necrose. (Fonte: Ig)

Equipe Comunicação
Equipe Comunicação

Dr. João Couto Neto - Especialista em Cirurgia Geral, Aparelho Digestivo e Videocirurgia com treinamento em minilaparoscopia IRCAD, membro Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Hérnia.

2 thoughts on “O que é uma Hérnia?

Claudete AndersonPosted on  7:00 pm - fev 8, 2017

Muito obrigada. Dr. João por ter tirado esta hérnia umbilical que eu tinha. Ficou ótima a cirurgia. Parabéns e sucesso sempre. Bj

Nedi weiandPosted on  9:52 am - fev 9, 2018

Fiz uma grade cirurgia retirada de cancer no entestino grosso bem perto do retoa 4 anos e meio fui curada por Deus e td a aequipe do Dr.Antonello,eu uso uma bolsinha colonos.e ali eu acho q criou uma ernia pous tem uma bola bem grande mas não doi .

Deixe um comentário

*