• +(51) 3035-1716 / (51) 3035-1718 / (51) 99115-8784

Videoesplenectomia

3-baco

Videoesplenectomia – cirurgia do baço

A cirurgia de retirada total ou de uma parte do baço chama-se esplenectomia. O baço é um órgão responsável por eliminar algumas substâncias desnecessárias do sangue e produzir anticorpos. É pequeno e encontra-se “deitado” ao lado da parte superior do estômago. Ele funciona na resposta imune e, como um filtro para reciclar os glóbulos vermelhos e plaquetas, que atuam no mecanismo de coagulação.

baco

A esplenectomia – remoção do baço – é frequentemente realizada por certas anemias, trombocitopenia (uma condição na qual há muito poucas plaquetas) e desordens mieloproliferativas, tais como doença de Hodgkins. É indicada quando as doenças não podem ser vencidas por medicamentos, ou ainda por algum outro traumatismo que prejudique o funcionamento do baço como a ruptura do baço.

Após a retirada do baço a capacidade do corpo de combater as infecções fica diminuída e outros órgãos, especialmente o fígado, aumentam sua capacidade de produzir anticorpos para combater infecções.

A esplenectomia é frequentemente realizada por laparoscopia, permitindo um menor tempo de hospitalização e recuperação mais rápida.

 A complicação mais comum se refere ao sangramento. Geralmente é deixado um dreno após esta cirurgia para que seja observado o surgimento de grandes sangramentos e que seu cirurgião aja prontamente caso isso ocorra.