• +(51) 3035-1716 / (51) 3035-1718 / (51) 99115-8784

Videocolecistectomia

1-videocolesistectomia - Dr. Joao Couto Neto

Videocolecistectomia – Cálculos biliares – Pedras na vesícula

A vesícula biliar é um órgão que possui um formato semelhante a uma pera, é  localizado sob o fígado,  coleta e libera a bile após as refeições para ajudar no processo de digestão. Devido a alterações químicas na composição da bile no interior da vesícula, os cálculos biliares podem se desenvolver. Os cálculos biliares são pequenos depósitos de colesterol ou de sais de cálcio que se formam no interior da vesícula biliar.

Pacientes com cálculos biliares podem apresentar-se com indigestões, com dores abdominais,  com náuseas e/ou vômitos e febre. Outros, podem não sentir nenhum destes ou de outros sintomas. Se não forem tratados, os cálculos biliares podem levar à cólica biliar, pancreatite e outras complicações bastante graves. Os cálculos biliares são tratados com cirurgia para remover a vesícula biliar, sendo a mesma dispensável para um correto funcionamento do trato digestivo. Este procedimento é chamado de colecistectomia e geralmente é realizado por laparoscopia. A colecistectomia laparoscópica envolve 4 pequenas incisões, em vez de uma grande incisão para remover a vesícula biliar. Na laparoscopia, pequenos instrumentos cirúrgicos são inseridos nestas incisões para remover a vesícula biliar, esta é retirada por uma das incisões. Com a laparoscopia, os pacientes podem retornar ao trabalho mais rapidamente após a cirurgia e ter menos dor e cicatrizes também. A maioria dos pacientes pode voltar para casa no mesmo dia.

Calculos biliares

Riscos de colecistectomia laparoscópica:
Enquanto a colecistectomia laparoscópica é segura para a maioria dos pacientes, existem certos riscos associados a qualquer procedimento cirúrgico. Alguns destes riscos podem incluir sangramento, infecção, lesão do duto biliar, vazamento de bile ou prejuízo para os intestinos. O risco de qualquer uma destas é menor que 1%.

Condições das vias biliares:
Muitos pacientes com cálculos biliares e outros distúrbios do ducto biliar frequentemente desenvolvem desordens no trato biliar, como obstrução biliar. Estas condições podem provocar dor abdominal superior, icterícia, náuseas, vómitos e outros sintomas, algumas vezes pode levar a complicações graves se não tratada.