• +(51) 3035-1716 e (51) 3035-1718

Atuação

Dr João Batista Couto Neto é especialista em Cirurgia do Aparelho digestivo
A cirurgia do aparelho digestivo é um ramo da Medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.

No Brasil, este ramo da cirurgia surgiu como uma especialidade separada da Cirurgia Geral, devido aos esforços do Prof. Dr Henrique Walter Pinotti. O reconhecimento da especialidade pela Associação Médica Brasileira (AMB) permitiu a criação de cursos de residência médica específicos. No seu campo de ação estão as patologias e cirurgias envolvendo o esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, fígado, vias biliares, intestino delgado, hérnias e órgãos anexos. O cirurgião do aparelho digestivo necessita, além da graduação em Medicina, de 2 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e 2 anos de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo.

O Cirurgião do Aparelho Digestivo possui habilitação para realizar procedimentos cirúrgicos complexos em cirurgia abdominal e procedimentos endoscópicos. Após treinamento intenso tanto teórico quanto prático, o médico deve ainda se submeter a uma prova ministrada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva para obtenção do Título de Especialista, além de outros colégios credenciados como a SOBRACIL e o CBC.    Quando pensar em realizar procedimentos cirúrgicos procure saber qual a formação do cirurgião que irá realizar a sua cirurgia, se o mesmo é membro de alguma entidade científica representativa e se possui atualização constante na área de atuação.    Veja em ATUACÃO algumas das cirurgias que são especialidades do Dr. João Couto Neto, todas as técnicas possuem possibilidade de serem feitas por acessos minimamente invasivos (videolaparoscopia).

Para melhor entender qual a área de atuação do Cirurgião do Aparelho Digestivo e saber se o seu médico está realmente habilitado para realizar a cirurgia proposta à você, visite o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica.

Profissionais habilitados e com formação específica para realizar sua cirurgia podem trazer maior segurança para as cirurgias. Conheça seu médico antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico.

aparelho digestivo